terça-feira, 30 de setembro de 2014

Relatoria DAFN - 30.09.2014

Presentes: Carol, Dani, Juliana, Índio

Pautas

·         Chamado para SECOM 2015
·         Dinheiro do Jônatas
·         Universidafn
·         Seminário de Avaliação do Curso
·         Cinecos + Bazar

SECOM  2015

A passagem em sala vai ser feita segunda-feira dia 06/09 é importante que as pessoas do diretório estejam disponíveis atarde e anoite, a intenção é passar nas turmas do primeiro, segundo e terceiro e pegar o contato daqueles que querem ser Comissão, se necessário faremos passagem no quarto período e etc, Dani e Índio confirmados de certeza para passagem.

Dinheiro do Jônatas

Dani vai falar com ele, vai ser cobrado um recibo para verificação do valor que segundo fomos informados ser de 400R$, o diretório deve analisar como deverá ser feito esse pagamento, com o dinheiro em caixa do DAFN? Através de pedágio? Fica a questão, outro ponto é saber com quem ta o dinheiro do DAFN.

Universidafn

Fazer um texto sobre a Secom (Chamado), para o seminário de avaliação, um texto sobre a atual situação dos professores, se ainda falta e etc, (Índio responsável por esse texto), verificar com Josuel se ele pode fazer a diagramação.

Seminário de Avaliação do Curso

É necessária uma reunião maior com os atuais integrantes do diretório, a fim de resolver como será o seminário e em que data, visto que em outras datas existem várias atividades.

Cinecos + Bazar

Terça- Feira 07/09 de 17:00 ás 19:00

Haverá exibição de curtas, Dani ficou de falar com Viviane produtora de curtas e aluna do professor Almir, para que ela pudesse disponibilizar esse material, haveria exibição de vídeos produzidos nos NVs do Enecom, e no dia da passagem em sala segunda, devemos enfatizar para os estudantes que se, eles tiverem alguma produção em vídeo envie para nós, caso essas alternativas não derem certo um filme será exibido, Índio vai fazer a arte, ficou de verificar com a secretaria, onde está à tela branca que foi usada no Enecom e se há disponibilidade da caixa de som, que disseram ser do Bispo, a caixa serviria também para que role uma música de fundo, não sei se aconteceria venda de cerveja ou refri, pois que o que tem é da Enecos, além de não saber se o que foi dado pelo professor Wagner ainda existe.



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Vídeo de mobilização pela falta de professores no COS!

Diante da falta de professores e outros problemas do COS - UFAL, chamamos todos/as os/as estudantes para nos mobilizarmos e lutarmos por uma formação pública, gratuita e de qualidade!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Nota de chamado para a mobilização do Diretório Acadêmico Freitas Neto - DAFN sobre a falta de professores do curso de Comunicação Social da UFAL


O curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas está passando por problemáticas em relação à falta de professores oriundos de outras unidades acadêmicas. Com mais de um mês do início do segundo semestre, os/as professores ainda não estão disponíveis. Fora outras dificuldades que o curso tem, agora os/as estudantes precisam levar mais essa adversidade.

O retrocesso estrutural é visível para qualquer estudante que queira se desprender da cegueira academicista e queira enxergar além das paredes da sala de aula. Mas há quem sinta as correntes que o prende e se movimente (tentando trazer um pouco de Rosa Luxemburgo), muitos estudantes não ousaram e nem ousam desfalecer, eles resistem. Mesmo com estrutura inadequada, sem laboratórios e equipamentos de qualidade, sem mais salas de aula, com falta de professores e a lista é imensa, os/as estudantes se esforçam para fazer com que sua passagem pela Universidade e pelo curso de Comunicação Social possa valer as duras penas diárias. Entram em grupo de pesquisa, de extensão, monitoram, produzem artigos e trabalhos acadêmicos premiados e reconhecidos.

Hoje o curso de Comunicação Social da UFAL possui 678 estudantes e 28 docentes, são 24 estudantes para um professor. Esse número de professores não é o suficiente para cobrir o quadro de disciplinas e eletivas, portanto o curso precisa entrar no sistema de oferta acadêmica e solicitar professores de outras unidades acadêmicas, é onde um dos problemas surge.

No período atual, 2014.2, os/as estudantes estão sofrendo com a falta de professores desde o início das aulas. As disciplinas? Português 1, português para a comunicação 1 e libras, francês instrumental, inglês instrumental, economia, sociologia da comunicação. Esse cenário implica em alguns problemas, por exemplo, geralmente quando os professores chegam “atrasados” para ofertar a disciplina, acabam passando por cima de assuntos e dando o conteúdo pela metade, colocando à disposição dos/as estudantes um conteúdo rasteiro e sem o aprofundamento que deveria ser inerente às disciplinas. E se o professor não aparecer? Então o boletim do estudante será afetado, seu coeficiente será afetado e ele/a ainda terá que repor a disciplina em outro momento, o que irá atrapalhar o andamento do seu ensino.

Na última quinta-feira (04.08), a pró-reitoria estudantil (Prograd) se reuniu com os coordenadores das unidades acadêmicas que estavam com dificuldades para a oferta das disciplinas em alguns cursos, inclusive o de Comunicação. O Diretório Acadêmico Freitas Neto - DAFN esteve presente nessa reunião.

O eixo principal foi tentar encontrar alternativas para se conseguir ofertar as disciplinas que estão sem professores na UFAL. E eles pensaram em alternativas: professores voluntários, participação de estágio docente, educação à distância - EAD, os próprios professores do Cos tentarem ofertar as disciplinas que estão com lacunas, português para a comunicação por exemplo. O que não voga, porque os professores não são formados em letras e nem possuem especialização nessa área.

Analisando essas alternativas com calma, encontramos aí problemáticas nem sempre visíveis. A todo o momento na reunião foi pensado a alternativa de educação à distância - Sistema EAD, submetendo a grandiosidade de uma graduação, com professores dentro da sala de aula fomentando conhecimento, discussões, acompanhamento exclusivo e intensificação das relações interpessoais - tão importante em nosso curso. Que fique claro para os/as estudantes: essa alternativa não apareceu somente para cobrir os danos que a falta de professores esteja causando agora, mas para, além disso, quem sabe um novo modelo de educação para as graduações. Será que é invenção da nossa cabeça dizer que estão querendo transformar o curso de Comunicação Social da UFAL em um curso técnico? Mais preocupante foi o momento em que a proposta de extinguir as disciplinas teóricas de português em substituição de uma disciplina de “redação técnica” surgiu, acreditamos que não existe a possibilidade de balançar a cabeça positivamente quando outrem deseja a implementação do tecnicismo em nossa formação, em vez de nos formamos também teoricamente, como agentes sociais e transformadores.

E essa despreocupação com a qualidade de formação dos/as estudantes surge de onde? A raiz aparece no próprio modelo de educação que temos no Brasil, a rede de ensino pública cambaleando, quase sem respirar, com fechamento e abandono de escolas; De outro lado, redes particulares em profunda ascensão, mas que não resolvem as deficiências da educação e ainda aumenta o nível de exclusão social. Nesse cenário, existem mecanismos de “pão e circo” promovidos pelo Governo Federal que tentam manobrar as deficiências que temos na educação. Se tratando da Universidade Pública, o Programa de Apoio a Planos de Estruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, implementado em 2007 na Universidade Federal de Alagoas, que tem o objetivo de expandir as redes de ensino públicas (seja com novas estruturas ou interiorização da oferta pública) e garantia da permanência de estudantes através de verbas destinadas pelo REUNI. A falsa ideia de que números significam qualidade.

O plano parece incrível, mas cadê as salas de aulas que integrem todos/as os estudantes do Cos? Cadê os laboratórios equipados? Cadê o laboratório de telejornalismo? Cadê a sala de multimeios? Cadê a rádio do curso? Afinal, cadê o novo bloco de Comunicação Social? E agora, cadê os professores?

São por essas razões que fazemos um chamado para todos/as os/as estudantes de Comunicação Social para nos mobilizarmos e cobrarmos o que é nosso por direito. Não podemos naturalizar a precarização do nosso curso e muito menos a falta de professores/as, o DAFN não pode caminhar sozinho, precisamos do apoio de todos e de todas para que possamos pensar em ações e estratégias de mobilização.

“O que nos é imposto, por nós será deposto”.


Diretório Acadêmico Freitas Neto - DAFN
Gestão: "Em frente: mais vale o que será!"
Curso de Comunicação Social com as habilitações de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas - UFAL



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Relatoria DAFN - 09.09.2014



Pautas: Mobilização - UniversiDAFN - 


*Mobilização

- Nota
- Fazer um calendário de mobiliação
- A nota foi aprovada com o acrescimo do chamado para as mobilizações
- Calendário de mobilização

09/09 – Lançamento da nota na internet
10/09 e 11/09 – Panfletagem da nota
12/09 – Vídeo na internet
17/09 – Cinecos
17/09 – Chamado para assembleia
24/09 Assembleia estudantil

Obs: Durante essas duas semanas haverá preparação para assembleia
*Definir a data para reunião sobre a SECOM na próxima semana

*UNIVERSIDAFN

-Distribuição – 17/09

Pautas

-Mobilização (ASSEMBLEIA)
- Chamado para SECOM
- Resgate histórico de mobilização
- Josuel diagrama


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Reunião do DAFN + Reunião extraordinária - 02.09.2014 - 04.09.2014


                            Reunião DAFN (02/09/2014)

*Dani e Josuel ficaram responsáveis para fazer uma nota sobre a falta de professores no COS para entregar aos estudantes. 

*Jésica, índio e Ju produzirão um vídeo com estudantes de diversos períodos para falar da falta de professores e do sucateamento no bloco de comunicação social.

Obs: O vídeo ficará pronto até a próxima segunda-feira (08/09/2014).

*Ari sugeriu que uma assembléia fosse feita ainda esse mês.
Foi deliberado que rolará uma reunião extraordinária quinta-feira (04/09/2014).


                           Reunião extraordinária (04/09/2014)

*Os presentes na reunião escolheram o dia 18/09 (quinta-feira) às 17h no cos uma assembléia estudantil com as seguintes pautas: ATO, ABAIXO ASSINADO COM ESTUDANTES E PROFESSORES, OFICINA DE CARTAZES E OS CARTAZES PRODUZIDOS COLAR NA REITORIA, CTEC, COS E SERVIÇO SOCIAL.