terça-feira, 10 de junho de 2014

Reunião do Colegiado – 10.06.14

·         Professor Amilton irá renunciar a coordenação do curso depois de suas férias

Segurança (a principio, esse ponto não estava incluso na pauta, mas o diálogo surgiu)

·         Foi feito o contato com a Sinfra para a instalação de câmeras de segurança no bloco. O pedido será encaminhado para a reitoria, para que haja uma inspeção no COS e se saiba quantas câmeras serão necessárias para realizar a compra desses equipamentos.
·         Serão trocados todos os miolos (chaves) das portas do bloco, pois descobriu-se que existem cópias de chaves de algumas salas, e só quem pode ter esse controle é a secretaria do curso. A chave do DAFN será trocada também.
·         Segunda-feira haverá uma reunião na reitoria com os diretores de unidades de curso para discutir a questão da segurança no campus. Professor Edson Lino, que é professor do COS e diretor do ICHCA, estará presente.
·         Professora Andrea mencionou que uma das medidas que pode ser tomada no COS com relação aos equipamentos que somem do bloco, é abrir uma auditoria com o ICHCA para averiguar o que está acontecendo.
·         Professor Sivaldo pontuou que devem ser tomadas medidas preventivas com maior rigor, por exemplo, no caso da solitação de equipamentos na secretaria – devem sempre anotar os nomes de quem pegou o equipamento, horário, etc.



Oferta acadêmica e assuntos correlatos

1.1.        Afastamento por motivo de doença e qualificação

·         Professores Edson Lino e Érico Abreu se afastarão por motivos de doença. Professor Edson Lino solicitou que, caso não consigam um professor substituto para a disciplina dele, suspendam a oferta da disciplina Administração para Relações Públicas no período 2014.2.
·         Professor Regis Cavalcante havia solicitado afastamento do curso para concorrer ao mandato eleitoral, porém a PROJEP negou o pedido de professor substituto dele, alegando que só havia verba para contratar substitutos por motivos de doença ou gravidez.
·         Professor Sivaldo pontuou que ainda não se sabe quando ele irá se afastar do curso para fazer o pós-doutorado, devido a questões burocráticas, porém reforçou que mantenham as disciplinas que ele leciona com a atuação do mesmo. Mesmo que ele se afaste do curso no decorrer do próximo período letivo, ele já se comprometeu a indicar um professor para substituí-lo – com o perfil que as disciplinas dele demandam – antes de ele ir embora, independente de quando isso aconteça.

1.2.        Solicitação de Professores Substitutos

·         Serão contratados dois professores substitutos – um de Jornalismo, e outro de RRPP. Serão formadas duas bancas, uma para cada habilitação, com quatro professores em cada, para avaliar e selecionar tais professores substitutos. O concurso será realizado nos dias 26 e 27 de julho, e a qualificação mínima dos candidatos é de especialista.
·         Professor Ronaldo Bispo questionou sobre quando a professora Lídia Ramires será removida do campus Santana do Ipanema para estar efetivamente no quadro de docentes do COS. Professor Edson Lino pontuou que entrou em contato com a professora Lídia e o direto do campus do sertão, e está tudo acordado verbalmente, além de que existe um documento pronto e assinado pelo diretor do campus do sertão. Segundo Edson, está tudo acertado para a vinda da professora Lídia.
·         Professora Leneide pontuou que os docentes de RRPP estão sobrecarregados – mesmo com a contratação de professores substitutos, ainda existem professores se afastando do curso.

1.3.        Contratação de Professores Voluntários

·         Ainda em suspenso

1.5.        Definição de data para entrega de Planos de Atividades e de Ensino dos Docentes, com base no calendário acadêmico 2014.2.

·         Professora Andrea pontuou que os professores do COS devem entregar até 12 de julho o plano de ensino e o plano de atividades acadêmicas (pesquisa, extensão, orientação de TCC, etc.) para o período letivo de 2014.2.

Calendário das últimas reuniões do Colegiado em 2014.1

·         As próximas (e últimas reuniões do primeiro período letivo) do Colegiado ficaram para o dia 18 de junho, às 17h, dia 1 de julho (horário normal) e dia 8 de julho.

Informes sobre o andamento de diretrizes para a conclusão de:

 3.1. Checklist do MEC

·         O MEC irá avaliar o curso/bloco em agosto.
·         Está sob supervisão do professor Ronaldo Bispo. O mesmo solicitou o envio dos curriculum lattes dos professores que ainda não haviam enviado, além do preenchimento de uma tabela já elaborada e encaminhada a todos, para que ele possa fazer um panorama geral da situação do curso até o final de julho, antes do MEC chegar.

3.2. PPS

·         Está sob supervisão do professor Sivaldo, e está em andamento. Professor Sivaldo se comprometeu a entregar até agosto.

3.6. Compras

·         Pediu-se um esclarecimento sobre o que ocorreu com 20 dos 40 computadores que foram solicitados e assegurados pela Proginst, e que não foram entregues.
·         Professor Edson Lino (direção do ICHCA) e professora Andrea (coordenação do COS) irão juntos conversar com os responsáveis pelo repasse dos equipamentos, porque estão recebendo informações divergentes quando entram em contato separadamente.
·         Professor Edno garantiu que irão chegar mais 20 computadores para o curso, além de mais alguns equipamentos (não especificados) e ar-condicionado.


Foi feito, também, durante a reunião, um remanejamento de quais professores assumiriam quais disciplinas, considerando a carga horária de aulas por semana que cada um deveria assumir, para que não hajam alguns professores sobrecarregados e outros com pouca atuação no curso.

Todas as pautas da reunião não foram discutidas devido à falta de tempo.

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