quarta-feira, 11 de junho de 2014

Reunião do CEB (Conselho de Entidades de Base) - 11.06.2014

Informes:

·         Dia 14 de junho, às 14h no auditório do CEDU, irá acontecer uma assembleia dos/as estudantes de Pedagogia, para discutir a extinção imposta do turno matutino do curso, que é o turno que tem mais estudantes matriculados/as.

·         Luciano (Pedagogia) questiona como será a nova dinâmica da distribuição de fichas para o RU entre CAs e DAs que o DCE fornece, considerando que no novo RU não se pode mais dividir pratos, e a quantidade de fichas do DCE é pequena (20 unidades). Luciane (DCE) pontou que a entidade encaminhou um ofício para o pró-reitor Pedro Nelson, solicitando mais 30 fichas para o DCE. Estão aguardando resposta.

Pautas:

·         Encaminhamentos para o CONSUNI
·         Encaminhamentos para o CURA

CONSUNI

O CONSUNI (Conselho Universitário) delibera sobre os diversos assuntos das três classes representadas (discentes, docentes e técnicos), que vai desde o planejamento institucional das políticas referentes às carreiras de técnicos e de docentes, como abertura de edital para concursos públicos, contratação de pessoal e criação e extensão de cursos, entre outros. O CONSUNI é a instância máxima da Universidade, e nele são tomadas as decisões importantes para o funcionamento da instituição - ou seja, define os rumos da UFAL, como por exemplo, em seu estatuto, regimento e definição sobre programas e projetos federais.
O Conselho Universitário tem, em sua formação, 15% de representação estudantil. O Conselho é dividido em duas câmaras – acadêmica e administrativa, e em cada uma delas, temos quatro conselheiros titulares + quatro conselheiros suplentes.
A Câmara Acadêmica toma conhecimento, analisa e delibera sobre matérias referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão. A Câmara Administrativa toma conhecimento, analisa e delibera sobre matérias referentes à administração da Universidade. As reuniões ordinárias acontecem na primeira segunda-feira de todo mês.

E o que os/as conselheiros/as que estão nessas Câmaras podem e devem fazer?


Art.21. Ao Conselheiro compete:
a) propor, discutir e votar qualquer assunto da competência do Conselho ou da Câmara Temática da qual faça parte;
b) justificar seu voto, sempre que entender necessário;
c) apresentar relatório por escrito quando designado relator, fundamentando seu voto para perfeito esclarecimento da matéria;
d) assinar, com os demais membros, as atas nas sessões de aprovação que participar;
e) baixar em diligência, quando necessário, os processos que lhe forem dados a relatar, solicitando da Secretaria Executiva dos Conselhos os documentos ou informações julgadas convenientes;
f) solicitar pedido de vistas de qualquer processo.”

Nessa reunião do CEB, foram definidos/as os/as estudantes que irão compor as Câmaras do CONSUNI representando o corpo discente. Os/as presentes se dispuseram a preencher as vagas. A princípio, houve mais interessados/as em ser conselheiros/as titulares que o permitido (oito), então foi feito um remanejamento para fecharmos os oito nomes de titulares e mais oito nomes de suplentes. Os/as conselheiros/as são:


NOME
CURSO/CAMPUS
CÂMARA ACADÊMICA
Titular
Luciane Araújo
DCE - Ciências Sociais/Maceió
Suplente
Carlos David França Santos
Direito/Maceió
Tit.
Samyra Santos Martins
Serviço Social/Palmeira
Sup.
Elson Nelson de Lima Junior
Letras/Maceió
Tit.
Luciano Amorim
Pedagogia/Maceió
Sup.
Kilma Silva do Nascimento
Pedagogia/Maceió
Tit.
Ana Caroline Silva Barbosa
Comunicação Social/Maceió
Sup.
Josuel Silva dos Santos
Comunicação Social/Maceió
CÂMARA ADMINISTRATIVA
Tit.
Arryson André de Albuquerque Barbosa
DCE - Direito/Maceió
Sup.
Whendell Feijó Magalhães
Ciência da Computação/Arapiraca
Tit.
Cibele Cavalcante Gomes
Ciências Econômicas/Santana
Sup.
Everton Nunes da Silva
Ciências Sociais/Maceió
Tit.
Hansmile Douglas Silva Santos
Enfermagem/Maceió
Sup.
Eduardo Melgaço Matos Neto
Enfermagem/Maceió
Tit.
Jéssica Bernardes
Química/Maceió
Sup.
Rafael Lima Fernandes
Psicologia/Maceió

O DAFN tem representação na Câmara Acadêmica!

A próxima reunião do CONSUNI será segunda-feira, dia 16, às 14h na reitoria. Os/as conselheiros/as se reunirão após o término do CONSUNI.

CURA

O Conselho de Curadores é o órgão colegiado superior formado por sete membros e que trata do acompanhamento e da fiscalização econômico-financeira, contábil e patrimonial da Universidade, tendo atribuições específicas. Foram definidos os/as conselheiros/as do corpo discente nesse CEB também – a titular e o suplente.

Kilma Nascimento (Pedagogia) – Titular
André Albuquerque (DCE/Direito) – Suplente               


Nenhum comentário:

Postar um comentário