domingo, 19 de outubro de 2014

Reunião extraordinária para discutir Democratização da Comunicação

Na semana que passou, as entidades, movimentos sociais e militantes que lutam diariamente pela Democratização da Comunicação promoveram atos e debates em diversos estados para levantar mais uma vez a importância dessa bandeira para a sociedade.

As ações deram visibilidade ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática – PLIP, que você pode conhecer melhor nesse link: PLIP, promovido pelo FNDC – Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação com a campanha Lei da Mídia Democrática.

Entendendo a importância dessa bandeira para os/a estudantes de Comunicação Social, nós do Diretório Acadêmico Freitas Neto convidamos todos os/as estudantes para uma reunião extraordinária na próxima segunda-feira (20.10), às 17 horas em conjunto com o Centro Acadêmico Guedes de Miranda – CAGM, do curso de Direito da UFAL para organizarmos e pensarmos uma ação para semana que vem.

A constituição federal de 1988 assegura que políticos não podem ter concessões públicas dos meios de comunicação, mas ela está sendo ferida dia e noite por políticos donos da mídia, o que corresponde à uma democracia da comunicação e da liberdade de expressão. A população precisa ter o direito de “produzir, disseminar e acessar informações e cultura”. Dessa forma, como assegurar o acesso universal de informação para a população?  Devemos denunciar sempre essa contramão da democracia.

E para entender um pouco melhor sobre Democratização da Comunicação, disponibilizaremos links de entidades ou movimentos que levantam essa bandeira logo no final desse texto.

Mas antes, queremos disponibilizar sugestões de leitura e vídeo! Uma dica de livro é o “Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação”, dos jornalistas Dênis de Moraes. Ignacio Ramonet e Pascual Serran. E um vídeo bem didático que explica sobre a democracia da comunicação: https://www.youtube.com/watch?v=DtKIGlW-QDE#t=156. Vale conferir!

Sugestões de sites para entender melhor sobre Democratização da Comunicação:

Fora Coronéis da Mídia: Fora Coronéis da Mídia
Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social): Intervozes
FNDC (Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação): FNDC
Para Expressar a Liberdade Para Expressar a Liberdade
#FrenteCom (Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular): FrenteCom
Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social): ENECOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário