terça-feira, 21 de outubro de 2014

DAFN e CAGM realizam debate sobre Democratização da Comunicação

A luta por uma comunicação democrática é uma das bandeiras de vários movimentos sociais e do movimento estudantil. Durante o mês de outubro as entidades que reivindicam a democratização da comunicação realizaram atividades como atos e debates sobre o tema.
Entendendo a importância de trazer esse debate para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas, o Centro Acadêmico Guedes de Miranda (Direito) e o Diretório Acadêmico Freitas Neto (Comunicação Social) realizam na próxima sexta-feira (24) uma mesa redonda com o tema Democratização da Comunicação, às 17 horas, no auditório do CEDU.
 “A mesa redonda vai ser mais um aprendizado para os/as estudantes e toda a sociedade entenderem a importância da democratização da comunicação e do quanto é essencial, por exemplo, entendermos que os veículos de comunicação não podem estar nas mãos de pequenos grupos políticos e servindo apenas aos seus interesses. Por isso lutamos por uma Comunicação social, plural, cultural, do povo e para o povo” disse a estudante de Comunicação Social, Danielle Henrique.
Para a estudante de Direito, Karen Pimentel, democratizar a comunicação é essencial para a formação dos estudantes da área, já que as mudanças que a sociedade passa são influenciadas pelo poder dos meios de comunicação. “O atual quadro de oligopólio das concessões dos meios de comunicação fere a Constituição e o próprio Estado Democrático de Direito, concentrando as informações nas mãos de minorias que não refletem a realidade e suprimem a pluralidade político-cultural brasileira”, afirma a estudante.

Na mesa estará presente a professora doutora Renata Rolim da Universidade Federal da Paraíba, graduada em Direito pela UFPE e possui doutorado com a tese: “O exercício do direito à comunicação pelas rádios e televisões livres e comunitárias no Brasil”, ainda estará presente o professor Sivaldo Pereira, Phd em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com estágio doutoral na University of Washington (EUA) e atualmente professor do curso de Comunicação Social da UFAL.

domingo, 19 de outubro de 2014

Reunião extraordinária para discutir Democratização da Comunicação

Na semana que passou, as entidades, movimentos sociais e militantes que lutam diariamente pela Democratização da Comunicação promoveram atos e debates em diversos estados para levantar mais uma vez a importância dessa bandeira para a sociedade.

As ações deram visibilidade ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática – PLIP, que você pode conhecer melhor nesse link: PLIP, promovido pelo FNDC – Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação com a campanha Lei da Mídia Democrática.

Entendendo a importância dessa bandeira para os/a estudantes de Comunicação Social, nós do Diretório Acadêmico Freitas Neto convidamos todos os/as estudantes para uma reunião extraordinária na próxima segunda-feira (20.10), às 17 horas em conjunto com o Centro Acadêmico Guedes de Miranda – CAGM, do curso de Direito da UFAL para organizarmos e pensarmos uma ação para semana que vem.

A constituição federal de 1988 assegura que políticos não podem ter concessões públicas dos meios de comunicação, mas ela está sendo ferida dia e noite por políticos donos da mídia, o que corresponde à uma democracia da comunicação e da liberdade de expressão. A população precisa ter o direito de “produzir, disseminar e acessar informações e cultura”. Dessa forma, como assegurar o acesso universal de informação para a população?  Devemos denunciar sempre essa contramão da democracia.

E para entender um pouco melhor sobre Democratização da Comunicação, disponibilizaremos links de entidades ou movimentos que levantam essa bandeira logo no final desse texto.

Mas antes, queremos disponibilizar sugestões de leitura e vídeo! Uma dica de livro é o “Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação”, dos jornalistas Dênis de Moraes. Ignacio Ramonet e Pascual Serran. E um vídeo bem didático que explica sobre a democracia da comunicação: https://www.youtube.com/watch?v=DtKIGlW-QDE#t=156. Vale conferir!

Sugestões de sites para entender melhor sobre Democratização da Comunicação:

Fora Coronéis da Mídia: Fora Coronéis da Mídia
Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social): Intervozes
FNDC (Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação): FNDC
Para Expressar a Liberdade Para Expressar a Liberdade
#FrenteCom (Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular): FrenteCom
Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social): ENECOS




quinta-feira, 16 de outubro de 2014

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – DAFN - 16/10/2014

Informes:

Eleições do C.A de serviço social (Chapa Única), interessante declarar apoio
Próxima quarta-feira ciclo de debates sobre a violência e a PM no campus
Eleições pra coordenações do curso de comunicação

Pautas:

- EVENTO COM O C.A DE DIREITO (DEMOCOM) – (Aula pública?)

24 de outubro / evento sobre democom com o C.A de direito
Marcar reunião segunda-feira com o pessoal de direito para discutir ideias.
Decidir tudo nessa reunião, começar a divulgar logo em seguida.
Dani vai entrar em contato com o C.A de Direito para entender exatamente o que é esperado do evento.
Rhuan vai fazer a arte para a divulgação para a reunião.

Propostas:

1.    Recolher assinaturas para ajudar a campanha “Para expressar a liberdade”
2.    Usar cartazes do democom para divulgação/mobilização
3.    Montar uma mesa (Professora/Silvaldo ou Lídia/D.A/C.A direito)
4.    Estudar sobre democom pra gente também ter o que falar.
5.    Tirar textos pra o D.A poder estudar

- CHAMADO PARA A SECOM

Passagem em sala – Segunda (Chamado pra Secom)
Tarde 14h30: Índio/ Dani/ Guto
Noite 20h00: Jésica/ Jessyka/  Juliana
Reunião com a c.o da Secom - quarta-feira – 17h00 no B. 13





segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Seminário de formação política Coletivo Enecos Alagoas e Diretório Acadêmico Freitas Neto


O Seminário de Formação Política do Coletivo Enecos Alagoas mais Diretório Acadêmico Freitas Neto – DAFN foi realizado no último final de semana (, e terá atividades durante todo o final de semana (11, 12 e 13 de outubro)

A realização dessa formação política surgiu a partir da necessidade de um maior conhecimento e estruturação de seus atuais membros, tendo como objetivo principal estudar, analisar e debater alguns eixos que consideramos prioritários na luta do movimento estudantil: a sociedade na qual vivemos atualmente, educação, assistência estudantil e o próprio histórico do movimento estudantil, além de termos um espaço único para debater as setoriais (Mulheres, Negros e negras, Diversidade sexual e Ex-quadrilha da fumaça) do Grupo de Estudo e Trabalho – GET de Combate às Opressões da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos), que também estão inseridas nas lutas do Diretório Acadêmico do Curso de Comunicação Social (COS-UFAL). É preciso compreender o que estamos reivindicando e o porquê de estarmos lutando.

Os espaços do seminário foram facilitados pelos próprios integrantes do Coletivo Enecos e DAFN, com textos já selecionados e vídeos para acompanhar os debates e facilitar ainda mais o entendimento sobre os eixos escolhidos.

Um espaço de formação política é único e contribui diretamente para repensarmos/analisarmos a sociedade em que vivemos e como podemos fazer para trazer mudanças positivas para tudo o que nos inquieta enquanto comunicadores/

























as sociais.