terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Moção de repúdio ao aumento da passagem de ônibus em Maceió

E mais uma vez a população maceioense se depara com o desrespeito e com o desleixo das autoridades públicas do Estado. No sábado de 25 de fevereiro do corrente ano, o Desembargador Washington Luiz, do Tribunal de Justiça de Alagoas, decidiu monocraticamente pelo aumento das tarifas de ônibus da Capital. A decisão não apenas trata com descaso a população carente de transporte público como abre mão de qualquer nexo com a realidade.

O aumento da passagem não se justifica sob nenhuma perspectiva. A subida do valor da tarifa para R$ 2,30 representa um crescimento de 9,5%, superando a inflação que no último ano foi de 6,5%. Os rodoviários também não tiveram um reajuste salarial neste período condizente com a alta, aliás, a categoria está com o salário estagnado há dois anos.

Além disso, o transporte de passageiros de Maceió apresenta deficiências latentes em sua estrutura que não permite qualquer tipo de alta no preço. A quantidade de ônibus colocada em linhas é insuficiente para atender a população, que se sujeita à espera nos pontos durantes horas e também ocasiona a superlotação dos coletivos inviabilizando a garantia mínima de qualidade no serviço “prestado”. Além disso, os ônibus já estão, em sua maioria, sucateados e incapacitados para um transporte público de decência. Em termos comparativos o novo valor se iguala as tarifas cobradas em outras capitais do país, entretanto, a qualidade do transporte público aqui oferecido é imensamente inferior aos das outras cidades.

Esses motivos levam ao Diretório Acadêmico Freitas Neto repudiar a decisão do Desembargador Washington Luiz favorável ao aumento da tarifa do ônibus. O DAFN se coloca ao lado dos maceioenses de luta pelo transporte público, que respeite a população e não fique sujeita às arbitrariedades daqueles que comandam este Estado há cinco séculos.

Diretório Acadêmico Freitas Neto -DAFN

28 de fevereiro de 2012

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CineCOS


Aconteceu o primeiro CineCOS do ano, na 12º Semana dos Estudantes de Comunicação!

Com a exibição de curtas como: Eu Não Quero Voltar Sozinho e Levante Sua Voz, filmes que renderam debates muito produtivos para os estudantes.

O D.A.F.N sabe da importância do cinema para a formação humana e política. É diante disso que temos consciência do poder que o cinema exerce na transmissão de informação e que, desta forma, o CineCOS é um meio alternativo indispensável para a construção de uma nova maneira de se pensar o mundo. A retomada do cineclube que há muito estava desativado é mais um passo valioso para o curso de Comunicação Social. 

Queremos chamar os/as estudantes para que construam os espaços do CineCOS. Acreditamos que é essencial a realização das discussões sobre o que foi assistido, pois cresceremos conscientemente em conjunto. É com essa união que nos empenharemos em buscar novas maneiras de levar nossas discussões para além da universidade.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A todos/as os/as estudantes de Comunicação Social da Ufal

No ano de 2011, inspetores do MEC fizeram uma visita ao Cos para avaliar o Curso de Jornalismo. A partir da avaliação que considerou estrutura física, laboratórios, bibliografia básica, matriz curricular e NDE (Núcleo Docente Estruturante), o MEC decidiu por reduzir o conceito do curso de 3 para 2.

O resultado da avaliação atesta as várias deficiências que o Curso de Comunicação Social da Ufal tem, mesmo após trinta anos de história. Segundo o coordenador do curso, Ricardo Coelho, “estamos submetidos a análise permanente e, enquanto não forem resolvidas as pendências, o Curso de Jornalismo não poderá realizar vestibular, podendo perder seu reconhecimento e ser descredenciado”.

Diante disso, o Diretório Acadêmico Freitas Neto reconhece a necessidade de nos organizarmos ainda mais, levando nossas pautas às reuniões do Colegiado, à Reitoria e onde mais for preciso. Para lutar pela melhoria e, dado o ponto que chegamos, pela existência do Curso de Comunicação Social e suas habilitações.

Amanhã, dia 6 de fevereiro, às 15h, acontecerá a reunião do Colegiado para discutir a avaliação do MEC. Convidamos todos/as os/as estudantes de comunicação para participar da reunião do Colegiado e também da reunião do DAFN que a antecederá, tendo início às 11h.

As pautas de ambas as reuniões são: relatório final do MEC, reformulação do NDE, títulos para biblioteca, reformulação dos currículos, falta de professores de RRPP para ministrar disciplinas 2012.1 e outros assuntos. A participação de todos e todas (estudantes, funcionários e professores) é fundamental. Este ano de 2012 nos reserva uma longa jornada de lutas que exige, o mais rápido possível, nossa organização.


Diretório Acadêmico Freitas Neto

05 de Fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nono Enuds acontece entre os dias 1 e 5 de fevereiro



Unir o movimento estudantil ao movimento LGBT, colocando sempre em pauta a luta contra a violência homofóbica dentro das universidades brasileiras. É isso que o Encontro Nacional Universitário sobre Diversidade Sexual (Enuds) propõe. Neste ano, em sua 9ª edição, o encontro acontece entre os dias 1 e 5 de fevereiro, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, e tem como tema “Raça e Religiosidade: Abrangendo as Fronteiras da Diversidade Sexual”.

Como não poderia deixar de ser o curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas mandará representantes. A fim de aumentar a bagagem sobre o assunto e trazer esse debate para o curso, e para a Universidade.

Saiba mais sobre o Enuds: http://nonoenuds.blogspot.com/